domingo, 27 de junho de 2010 | By: Ed!

Dr. House












Dr. House é, certamente, uma das maiores, melhores e mais bem premiadas séries norte-americanas, que tanto diverte quanto emociona em seus diversos episódios ao longo de 5 temporadas (com a 6ª sendo exibida atualmente nos States). 

 



















Creio que o segredo do sucesso de Dr. House esteja no roteiro inteligente, que tende sempre a surpreender e a segurar o telespectador do começo ao fim de cada episódio. Foi assim que aconteceu comigo na primeira vez em que assisti. Lembro que foi o caso de uma menininha que estava com seu pai e começava a gritar em um dos brinquedos de um parque. Foi realmente um final surpreendente pra mim, pois toda a investigação levou a descobrir uma doença que impediu a amputação de um dos membros da garota. SENSACIONAL!


















House é um tipo de médico que não age eticamente, mas sempre soluciona os casos que chegam ao hospital. Numa certa entrevista, o produtor da série, David Shore, falou que, ao criar o personagem, buscou inspiração em Sherlock Holmes, tanto que há aí um jogo de palavras ao dar o nome House ao personagem de Hugh Laurie. O mesmo ocorre com o amigo inseparável do protagonista, Dr. Wilson, assim como o companheiro de Holmes, Wattson.

 












House possui características únicas: manco, agressivo, antissocial etc. Alguns objetos são seus companheiros inseparáveis e dão uma certa caracterização ao personagem: sua bengala desde a 1ª temporada, seu Vicodin, sua lousa, sua bolinha anti-estresse, uma moto que surgiu na 2ª temporada, uma guitarra que o acompanhou na 4ª, além de outros que só serviram para que ele enchesse o saco dos médicos que o cercam...













Uma outra fórmula para o sucesso de Dr. House pode estar no elenco. A equipe médica de House passou por uma reformulação, mas nada que baixasse a qualidade da série. O mais interessante é ver que, em episódios específicos, a vida dos médicos se mistura à dos pacientes, eles acabam se identificando com alguns casos que pegam para solucionar. Isso sem contar a beleza de todo o elenco, não é!? Dras. Cuddy, Cameron e Hadley para o macharal e Drs. Chase, Foreman, Wilson, Kutner, Taub e House para a mulherada...
sábado, 26 de junho de 2010 | By: Ed!

Quem foi S.R. Ranganathan?


Nascido em Madras, na Índia, no ano de 1892, o grande teórico da área de Biblioteconomia, Shiyali Ramamrita Ranganathan obteve como primeira formação o título de matemático, passando a lecionar em várias das universidades locais. Contudo, foi em meio ao universo constituído pela biblioteca que ganhou grande renome, ingressando, então, na carreira logo após ter ocupado a vaga de bibliotecário na Universidade de Madras e, devido a isso, ter estudado organização de bibliotecas na Grã-Bretanha.
Retorna à Índia para trabalhar oficialmente na biblioteca da Universidade Madras e, logo em seguida, aperfeiçoou-se ao participar de várias palestras e conferências sobre classificação em diversos países, principalmente na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, algumas como ouvinte e em outras como preletor. Dessa forma, viu sua carreira ascender gradativamente, passando a ser solicitado, também, para publicar diversos artigos a respeito de sua teoria, o que lhe rendeu ingressar na Federação Internacional de Documentação (FID), tornando-se vice-presidente da mesma por vários anos.
Simultaneamente, passa a exercer a carreira de professor de Biblioteconomia na Universidade de Madras durante aproximadamente 40 anos, sendo admirado e respeitado pelos profissionais da área como aquele que revolucionou o processo de organização das bibliotecas. 


 A partir das observações que fizera nas diversas bibliotecas que visitou, foi formulou as Cinco Leis da Biblioteconomia, sobre as quais falaremos numa outra oportunidade:   

1ª Lei: Os livros são para uso;
2ª Lei: A cada leitor o seu livro;
3ª Lei: Para cada livro seu leitor;
4ª Lei: Poupe o tempo do leitor;
5ª Lei: A biblioteca é um organismo em crescimento.

Falecido em 1972, deixa para os estudiosos e profissionais da nossa área um legado teórico bastante extenso e passível de ser adaptado às novas realidades, além de ter elevado a Biblioteconomia ao patamar de ciência, por isso, é considerado um dos pais fundadores do campo que se ramificara a partir dessa área: a Ciência da Informação (CI).

Ed!
quinta-feira, 24 de junho de 2010 | By: Ed!

Ainda há pessoas de bom coração




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
É em meio a um furacão de acontecimentos ruins e desagradáveis que realmente reconhecemos quem verdadeiramente está do nosso lado. Ainda há pessoas que se dispõem a ajudar o próximo diante do constrangimento e da necessidade. Pessoas que nunca vimos na vida surgem e nos tiram dos mais diversos sufocos que, sozinhos, nunca conseguiríamos sair. Também é nessas horas que vemos, dentre aqueles que  conhecemos e amamos, quem realmente tem consideração por nós. A lição que  podemos tirar de experiências como essas é a de que devemos aprender a valorizar cada ser humano que nos cerca, pois nunca saberemos o dia em que precisaremos dele, mas também estarmos preparados para a decepção de não poder contar com quem pensávamos que pudíamos...
Ed!
sábado, 19 de junho de 2010 | By: Ed!

Quero que vá tudo pro inferno!


De que vale o céu azul e o sol sempre a brilhar
Se você não vem e eu estou a lhe esperar
Só tenho você no meu pensamento
E a sua ausência é todo o meu tormento

Quero que você me aqueça nesse inverno
E que tudo mais vá pro inferno

De que vale a minha boa vida de playboy
Se entro no meu carro e a solidão me dói
Onde quer que eu ande tudo é tão triste
Não me interessa o que de mais existe

Quero que você me aqueça nesse inverno
E que tudo mais vá pro inferno

Não suporto mais você longe de mim
Quero até morrer do que viver assim
Só quero que você me aqueça nesse inverno
E que tudo mais vá pro inferno
Oh, oh,
E que tudo mais vá pro inferno

Não suporto mais você longe de mim
Quero até morrer do que viver assim
Só quero que você me aqueça nesse inverno
E que tudo mais vá pro inferno...

Composição de Roberto Carlos e Erasmo Carlos
sexta-feira, 18 de junho de 2010 | By: Ed!

Fúria de Titãs


Para quem curte grandes histórias da mitologia grega, fica essa nossa dica de filme: Fúria de Titãs. Muito bom!!!

Fim de semestre

"Fim de semestre é foda!" Qual o universitário que nunca ousou dizer ou nunca ouviu falar nessa célebre frase? Mas o pior é que é a pura realidade. São resumos, relatórios, seminários, estágios, provas e trabalhos, resumos, relatórios, seminários, estágios, provas e trabalhos, resumos, relatórios, estágios, seminários, provas e mais trabalhos, é desse jeito! E ainda há quem ouse dizer que universitário não faz nada! Isso é que é  mais revoltante... Sem contar quando temos a maldita falta de sorte de encontrarmos pela frente professores super incompreensíveis.
É um desespero só, principalmente quando às vezse não sabemos se vamos dar conta de fazer tantas coisas ao mesmo tempo. Àqueles que anseiam por entrar na universidade, fica o recado: estejam preparados, pois lá dentro viver é sinônimo de não viver!!!

This time for Africa


You're a good soldier
Choosing your battles
Pick yourself up
And dust yourself off
Get back in the saddle
You're on the front line
Everyone's watching
You know it's serious
We're getting closer
This isn't over

The pressure's on; you feel it
But you got it all; believe it

When you fall, get up, oh oh
And if you fall, get up, eh eh
Tsamina mina zangalewa
Cause this is Africa

Tsamina mina eh, eh
Waka waka eh, eh
Tsamina mina zangalewa
This time for Africa

Listen to your god
This is our motto
Your time to shine
Don't wait in line
Y vamos por todo
People are raising
Their expectations
Go on and feel it
This is your moment
No hesitation

Today's your day; I feel it
You paved the way, believe it

If you get down, get up oh, oh
When you get down, get up eh, eh
Tsamina mina zangalewa
This time for Africa

Tsamina mina eh, eh
Waka waka eh, eh
Tsamina mina zangalewa
Anawa ah, ah

Tsamina mina eh, eh
Waka waka eh, eh
Tsamina mina zangalewa
This time for Africa

Cause this is Africa

Tsamina mina eh, eh
Waka waka eh, eh
Tsamina mina zangalewa
Anawa ah, ah

Tsamina mina eh, eh
Waka waka eh, eh
Tsamina mina zangalewa
This time for Africa

Yango eh, eh
Yango eh, eh
Tsamina mina zangalewa
Anawa ah, ah

Yango eh, eh
Yango eh, eh
Tsamina mina zangalewa
Anawa ah, ah

This time for Africa
This time for Africa

We're all Africa
We're all Africa


Welcome to Mali


Todo o gingado da cultura africana cantado por Amadou & Mariam em Welcome to Mali. A letra é bem facinha, pelo menos a parte de nosso entendimento: "Where are you?" "In Mali." Mas o que vale é a riqueza dos batuques da cultura africana ter sido exibida para o mundo todo durante o Show da Copa, na África do Sul, em 2010.

Rodrigo Faro dança Lady Gaga


Hilário!!! Uh! Lady Gaga...
quarta-feira, 16 de junho de 2010 | By: Ed!

A Copa e o Mundo

Época de Copa do Mundo. O mundo para, o Brasil para, as pessoas param. São milhares de torcedores que se unem com o mesmo objetivo: apoiar incondicionalmente a sua seleção e conduzi-la, mesmo que seja através de pensamento positivo, à conquista da taça. É mesmo emocionante todo esse movimento, nos tira da nossa rotina, nos une uns aos outros, nos dá um novo ânimo para superar os problemas do dia-a-dia. Se eu dissesse que não sofro ao assistir aos jogos do Brasil, estaria sendo hipócrita!

Em se tratando de África do Sul, disseram-me uma vez que nunca foi tão nítida a velha política do pão e circo. Mas é isso mesmo, é vibrar para esquecer dos flagelos que nos afligem, no caso de muitos deles, a fome, as doenças, o analfabetismo etc. O lema da vez é 1Goal: education for all. Massa, né!? Mas, e depois da Copa? Será que toda a alegria continua? Os investimentos permanecem? É esperar pra ver...
terça-feira, 15 de junho de 2010 | By: Ed!

Como um peixe no aquário


Há dias em que nos sentimos presos
sufocados por sentimentos que não queremos sentir
sufocados por maus pensamentos que insistem em nos persuadir
presos pelas convenções impostas pela sociedade
presos pelo que nossos pais acham que é certo e verdadeiro
revoltados por causa dos comentários maldosos de pessoas incomodadas
com a nossa forma de agir e com a nossa felicidade
que tentam impedi-la impondo as suas opiniões egoístas

 Acabamos, então, vivendo uma vida de aparências,
pois somos obrigados a mascarar a nossa real personalidade
o que realmente somos
por causa do que os outros pensam e falam

Nos sentimos como um peixe no aquário
que nada em todas as direções
assistindo à vida, muitas vezes hipócrita, das pessoas que estão do lado de fora
e que nem sempre se importam com os nossos sentimentos
com a forma como estamos vivendo
com a prisão que nos sufoca 
com a limitação de nossas forças
com a censura aos nossos anseios
com a dependência incondicional que acaba sendo imposta à nossa vida

Acabamos sendo governados por outrem como se fôssemos uma propriedade
somos cobrados para sermos exibidos àqueles que nos "assistem"
agimos como as pessoas, das quais dependemos, querem que ajamos
que nos comportemos e vivamos de acordo com as suas ideologias

Há dias em que nos sentimos assim
que a única vontade que temos é a de gritar para o mundo ouvir
que precisamos ser livres
que já não temos forças para lutar sozinhos
e que precisamos que nossos supostos erros sejam compreendidos
que ninguém é perfeito, que a vida não é perfeita
que há escolhas de vida para todos e que precisam ser respeitadas
Enfim, nos sentimos como um peixe no aquário.


Dedicado a uma pessoa muito especial,
Ed!
domingo, 13 de junho de 2010 | By: Ed!

O Símbolo Perdido


















Depois de ter sobrevivido a uma explosão no Vaticano e a uma caçada humana em Paris, Robert Langdon está de volta com seus profundos conhecimentos de simbologia e sua brilhante habilidade para solucionar problemas.

Em O Símbolo Perdido, o célebre professor de Havard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo.

Mal'akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo.

Nas mãos de Dan Brown, Washington se revela tão fascinante quanto o Vaticano ou Paris. Em O Símbolo Perdido, ele desperta o interesse dos leitores por temas tão variados como ciência noética, teoria das supercordas e grandes obras de arte, desafiando-os a abrir a mente para novos conhecimentos...
sábado, 12 de junho de 2010 | By: Ed!

Yerbatero: a nova música de Juanes



Te traigo el remedio para este mal de amor que lo estremece
Y no se merece sufrir si su pareja le dejó
Tengo toda clase de brebajes, plantas medicinales
Los he traido desde muy lejanos bosques hasta aquí

Soy yerbatero
Vengo a curar su mal de amores
Soy yo que quita los dolores
Y habla con los animales
Digame de que sufre usted
Que yo la tengo un brebaje
Que le devuelve el tono y lo pone bien
Bien, bien, bien, bien, bien bien

Si a usted señor lo deja su mujer
Úntese en el alma pomadita de clavel
Y para la señora que el marido ha sido infiel
No se preocupe busquese uno usted también

Sufre de depresión, mal de amor
Lleva varias noches sin dormir
Y su días no van bien en el trabajo
Bajo

Anda moribundo, preocupado, cabizbajo, desenamorado
Le tengo la solución si le duele el corazón
No soy doctor

Soy yerbatero
Vengo a curar su mal de amores
Soy yo que quita los dolores
Y habla con los animales
Digame de que sufre usted
Que yo la tengo un brebaje
Que le devuelve el tono y lo pone bien
Bien, bien, bien, bien, bien bien

Si a usted señor lo deja su mujer
Úntese en el alma pomadita de clavel
Y para la señora que el marido ha sido infiel
No se preocupe busquese uno usted también

Bien, bien, bien, bien, bien bien

Si a usted señor lo deja su mujer
Úntese en el alma pomadita de clavel
Y para la señora que el marido ha sido infiel
No se preocupe busquese uno usted también

Soy yerbatero
Soy yerbatero
Soy yerbatero

O maldito trânsito de Fortaleza


















Circular pela ruas de Fortaleza atualmente tem sido um verdadeiro teste de paciência para os motoristas e pedestres. Tudo se resume, pelo menos é o que parece, a descaso, caos e completo abandono! Ninguém vê um guarda sequer da famosa AMC que esteja para, pelo menos, amenizar a situação, principalmente durante os horários de pico. Mas enfim, só quando ocorre um acidente aí pelo trânsito é que aparecem as autoridades, e olhe lá! Mas é isso mesmo, todo mundo se conforma, e tudo fica na mesma...

Aprendiz Universitário

Em meio a tanta porcaria que passa na TV atualmente, o Aprendiz Universitário veio como uma opção para aqueles que se interessam em aprender a como proceder corretamente, em meio à tamanha concorrência, no mercado de trabalho. Exibido pela Rede Record, teve apresentação de João Dória Jr. e como finalistas os estudantes Rodrigo Solano e Samara Schuch, com a vitória desta.

Taíba: um paraíso "achado"

A praia de Taíba fica a 76Km de Fortaleza, no município de São Gonçalo do Amarante. Um local onde quem chega certamente não terá mais vontade de ir embora! Vale a pena conhecer esse "paraíso achado".